carregando...

Escrever na internet

Tamanho é documento? Depende do seu objetivo e do seu estilo

Por Fernanda Pompeu em Escrever na internet

Tamanho é documento? Texto curto ou textão? O que cai melhor na internet? A melhor resposta: depende de você e do conteúdo. Anos atrás, fazendo um curso no SENAC de escrita publicitária, meu professor deu a seguinte explicação:

“Tamanho do texto é como o tamanho de papel de presente.
Dependerá se for para embrulhar um brinco ou uma geladeira.”

Nunca esqueci dessa resposta, pois ela demonstrou bom senso. Então no lugar de se impor mais uma regra, o melhor é respeitar o seu próprio jeito de escrever. E avaliar sobre o quê você vai escrever. Conferir o tamanho do seu fôlego. Considerar também a natureza do assunto que você tem em mente.

Propósito determina o tamanho do texto:

Se seu propósito for escrever sobre A História da Tecnologia provavelmente precisará de muitas e muitas palavras. Já se o assunto for O instante de uma lágrima, de quantas palavras você precisará?

Mas não conta só o assunto. Conta o estilo de cada um, conta você mesmo. Escribas não são iguais. Tem gente que gosta de escrever longo e tem gente que se amarra no texto curto. Acho que já nascemos gostando de uma maneira ou de outra. Essas duas modalidades têm vantagens e desvantagens:

Texto longo:

Dá espaço para desenvolver um assunto. Listar exemplos. Dispor contraditórios. Citar fontes e referências. Argumentar com riqueza de elementos. Desvantagem: pode encher a paciência do leitor. Levando aí em consideração que o leitor da internet costuma ser mais apressado do que o leitor do papel. Mas sempre haverá leitores específicos que estão interessados justamente em se aprofundar sobre determinado assunto.

Texto curto:

É mais objetivo. Com menos parágrafos, você tem que ir direto no ponto. Dizer de cara a que veio. É mais seguro, pois ajuda você a controlar melhor e a errar menos. É excelente exercício de síntese. Desvantagem: pode frustrar o leitor que quer saber mais.

Então como a gente faz?

Bom, se esforce para conhecer a si mesmo.

Tente imaginar: se você fosse um corredor. Seria de curta, média ou longa distância? Eu pensei muitas vezes sobre isso e tenho certeza que sou corredora de curta distância. Prefiro me virar com poucas frases. Talvez por conta disso goste tanto de escrever crônicas – curtas por definição.

Mas escrever curto ou longo não é mérito e nem desmérito. Não garante nada em princípio. É apenas um jeitão de se relacionar com a comunicação. Na escrita como na vida, vale o conselho: em primeiro lugar seja você mesmo. Em segundo lugar seja você mesmo.

Tamanho é documento para o Google:

Agora se o seu objetivo é ranquear bem no Google: o tamanho do texto conta. Obrigatoriamente, seu texto deve ter 300 palavras.

Mas
de um tempo para cá, textos com mais de 1000 palavras têm tido preferência nas posições do Google. Isso porque o robô imagina que mais palavras = maior conteúdo.

No entanto, a decisão final quanto ao tamanho do conteúdo é sua!

Leia também Não existe o ideal para escrever um blog

Compartilhe

16 respostas para “Tamanho é documento? Depende do seu objetivo e do seu estilo”

  1. Mikha disse:

    Já adorei a comparação com as corridas! Descrição perfeita como sempre.

  2. Silvana disse:

    Fer, adorei já o primeiro texto. Entra na lista das dicas pra moçada. E também vou querer dois beijos no reencontro.

  3. […] isso. Sabe aquela historinha: o que é bonito é pra ser mostrado. Pois é, os seus textos – curtos ou longos – estão dessa história. Guarde como uma mantra: postar e compartilhar, postar e […]

  4. Papai Desafinado disse:

    Adorei o texto, parabéns Fernanda Pompeu.

  5. José Antonio Braga Barros disse:

    O instante de uma lágrima.

    Olhou-o pela última vez…
    Lentamente virou o rosto
    e todo o corpo, silente.
    Só aí permitiu a lágrima,
    como um ponto final!

    Braga Barros

  6. […] Leia também Tamanho é Documento? […]

  7. LUCIENE SANTOS disse:

    ESTOU ME PREPARANDO PARA ESCREVER O MEU PRIMEIRO BLOG. QUANDO FALO ME PREPARANDO QUERO DIZER QUE É CRIANDO CORAGEM PRINCIPALMENTE. QUE BOM EU TER CAÍDO AQUI, DIGO CAÍDO PQ NÃO A CONHECIA. QE LEITURA ÚTIL E AGRADÁVEL…E AGRADÁVEL. PARABÉNS, E OBRIGADA POR ME AJUDAR DE FORMA TÃO TRANQUILA E INCENTIVADORA AO MESMO TEMPO. BEIJOS. AH! ESPERO QUE VOCÊ VENHA OUVIR FALAR DE MIM SRSR

    • Fernanda Pompeu disse:

      Lucine, você não imagina o quanto seu comentário me deixa feliz. Pois minha intenção com o Acelera Texto é justamente postar conteúdos que ajudem – de verdade – pessoas que querem criar um blog e escrever com qualidade nas redes sociais. Você quer receber novas postagens no seu e-mail? Grande abraço.

  8. Carlos Teixeira disse:

    Recordo a frase de um editor de jornal impresso, com quem trabalhei por volta do ano 2000. Ao ser questionado sobre o tamanho do texto, respondia:
    O suficiente para completar o raciocínio. O resto a gente ajeita.

  9. […] Em algum momento da vida, você se perguntou serei generalista ou especialista? Procuro um clínico geral ou um neurologista? No meu caso de redatora, me atenho ao texto ou ao contexto? Trabalho um estilo ou fico sem estilo? Faço um textão ou texto curto? […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *