x

Pera aí! Vai embora não!

Que tal saber mais da Escrita Digital? - O texto convincente nos ambientes da Internet. Se INSCREVA para receber conteúdos fresquinhos, alguns deles exclusivos.



    Chamado à Ação na Internet

    Por Fernanda Pompeu em Escrever na internet

    O chamado à ação ou chamada para a ação na internet.
    Ação de quem? Do leitor.
    O que é isso? É um comando, uma ordem que você comunica.

    Esse comando pode ser:
    saiba mais
    veja aqui,
    ouça aqui
    baixe aqui
    se inscreva
    clique aqui
    preencha o formulário etc.

    Via de regra, esses comandos são amplamente usados para quem tem um site.
    Mas também é possível usar comandos quando postamos nas redes sociais.
    Você termina o post, pedindo uma ação:
    E você o que diz?
    Você concorda?
    Dê um exemplo.
    Comente.

    É claro, o comando deve estar naturalmente ligado ao tema da sua mensagem.
    Exemplo:
    Se a sua postagem é acerca do açúcar refinado e seus perigos, você pode terminar a mensagem com o comando:
    E você põe no cafezinho, açúcar, adoçante ou prefere sem nada? Escreva no comentário.
    Veja bem: você fez a pergunta e deu o caminho: Escreva no comentário. (A área de comentários é o caminho).

    Ah, mas precisa mesmo? Não é obvio que a pessoa vai responder escrevendo no comentário? Não é óbvio!
    Se você não apontar o caminho: escreva no comentário, seu leitor pode entender que a pergunta é para ele responder silenciosamente.
    Pois sempre funcionou nos livros, jornais, revistas.

    Essa coisa de leitor responder diretamente no mesmo espaço e a resposta ser vista por todos, é coisa da dona Internet.

    Uma historinha: Quando eu comecei a escrever nos ambientes digitais, eu fazia cerimônia. Eu tinha pudor em pedir uma ação.
    Eu pensava: ah, vou chatear o leitor.
    Depois observei que o “chamado à ação” funcionava.
    As pessoas se sentem estimuladas a fazer.

    Gostou? Passe para frente:

    Compartilhe
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    top