Escrever na internet
Como fazer links – afinal eles são o DNA da internet
Como fazer links. Ou hiperlinks? Links e hiperlinks são a mesma coisa. A rigor a gente não faz um link em si. Você faz uma postagem no seu blog, ela ganha um endereço. Por exemplo, este post tem um endereço https://www.aceleratexto.com.br/novo2023/como-fazer-links/. Daí se alguém copiar esse endereço e linkar no próprio blog ou colar numa rede social, o meu post vira um link na postagem desse alguém.
Veja como fazer links
Meu blog está hospedado na plataforma WordPress – uma boa ferramenta para blogs, uma vez que é também uma ferramenta de gerenciamento de conteúdos. Quando eu quero fazer links, eu vou na página original, colo o endereço e clico no ícone do elo do WordPress e colo. Pronto, já está.
Quando a gente anexa o link, o próprio WordPress põe uma cor diferente. Isso mostra para o leitor que clicando ali, ele será redirecionado para outra página. No começo da experiência internet, as pessoas costumavam escrever (antes do link) Leia aqui, Leia mais. Hoje isso não é mais necessário. Pois a imensa maioria dos usuários de blogs e portais já reconhece um link. Daí você, blogueiro, precisa aprender como fazer links.
Tipos de links
Os links podem ser internos ou externos. Link interno é quando eu redireciono o leitor para uma postagem no meu próprio blog. Já o link externo levará o leitor para blogs e sites de terceiros. O ideal para a sua postagem é que ela tenha esses dois tipos de links.
Mas como fazer links no Facebook?
O Face não permite que você faça o link em cima da palavra. Aí você simplesmente irá copiar e colar o endereço. O seu leitor verá o endereço do link. Assim:
Nesse caso vale informar: Leia aqui. Saiba mais. Clique no link etc. Pois há pessoas que acreditam que a internet é o Facebook. Portanto a alfabetização digital delas é fraquinha. O Facebook não facilita a linkagem, porque ele não quer, de jeito nenhum, que você saia do ambiente Face.
Há risco, mas vale a pena fazer links
Links, de fato, são portas de saída. A pessoa pode clicar, ir para outro lugar e simplesmente não retornar ao local de origem. Esse risco é real. Mas creio que os benefícios são maiores.
Links, bem escolhidos, podem enriquecer a nossa postagem complementando informações e dando mais detalhes sobre o assunto. E também, links liberam nosso texto para não perdemos o foco da mensagem principal que estamos querendo passar.
Por exemplo, se estou escrevendo uma história que se passa em Salvador, Bahia, posso me concentrar nos acontecimentos da história em si. Informações adicionais como localização, histórico da cidade, dados de população etc, eu dou em forma de links.
No fundo, ideias conectadas são favorecidas pelos links. Eles são o DNA da internet.
Para sabe mais assistia ao vídeo Hiperlink do Canal Acelera Texto:
Serviu?
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