Podcasts

#41 Você é produtor de autoconteúdo?


6 minutos
É claro que você pode contratar um redator profissional para escrever seus conteúdos. Mas terá que pagar por isso. Não tem dinheiro? Ok. Eu também não tenho. Ouça este podcast Acelera Texto para se tornar produtor de autoconteúdo. Vamos lá!

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#40 Abra suas gavetas e rejuvenesça seus textos


19 minutos
Tire sua produção do exílio. Poste tudo em um blog, ou na página do Facebook, ou na página do LinkedIn.
Mescle textos antigos com os atuais. Dê chances para que os leitores e leitoras encontrem seu passado e seu presente escrito. Acredito nos ambientes digitais!

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#39 Vade-retro, Zezé


6 minutos
Zezé aparece para pôr a gente para baixo. Ela não tem existência própria. Ela vive por que se alimenta dos nossos medos. #somostodoszeze. Saiba como neutralizar essa figura nefasta. Ah, a ilustração da capa é o do Caio.
.
A transcrição deste podcast está no site: www.aceleratexto.com.br
Gostou? Se inscreva no Podcast Acelera Texto

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#38 Popularizar a Ciência pela Comunicação – Entrevista com Juliana Grazini


40 minutos
Ciência para todos. Por quê? Porque quando as pessoas entendem, tomam decisões melhores. Quais são os agentes da comunicação da ciência? Os cientistas e pesquisadores. Qual a melhor plataforma para essa comunicação? A internet! Seja nos blogs, seja nas redes sociais digitais. Ouça a entrevista com a Juliana Grazini – criadora da associação Verakis. Juliana dedica a maior parte do seu trabalho à popularização da ciência.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#37 Avaliação Redação Enem – entrevista com Marina Lazarim


36 minutos
Entrevista Acelera Texto com Marina Lazarim, coordenadora pedagógica e de correção da startup “Redação Nota 1000”. Dicas para treinar a estrutura padrão da redação exigida pelo Enem e outros vestibulares. Marina, além do bom bate-papo sobre a escrita, discorre acerca do português padrão, noção de autoria, adequação vocabular etc. E principalmente pontua o que você deve fazer para se dar bem em uma redação Enem.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#36 Autoridade Digital – O quê


9 minutos
Os “o quês” são a face visível do nosso porquê. São as postagens. São os conteúdos ofertados – gratuitos ou pagos. Posts, vídeos, áudios, lives, e-books, cursos, mentorias, imersões, enquetes, comentários etc. O fundamental é que o conjunto dos “o quês” esteja alinhado com o nosso Porquê.
.
Ouça também os episódios: #31, #32, #34 e #35.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#35 Autoridade Digital – O Como fazer


9 minutos
Depois que você descobriu o seu PORQUÊ, vem o COMO. O Como é a estratégia, o caminho pensado para comunicar ao seus seguidores o seu Porquê e os seus Conteúdos de Valor.
Não deixe de ouvir também o Podcast #34.
O Acelera Texto está ao seu lado para turbinar a sua escrita digital.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#34 Autoridade Digital – O Porquê


5 minutos
O porquê é a sua visão, a sua crença. É muito importante comunicar para as pessoas na internet o seu porquê. Isso diferencia você de uma multidão de profissionais da mesma área. Sempre que puder, fale da sua visão, do seu propósito. Acredite: o público se conecta com os porquês.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#33 Autoconhecimento ajuda a comunicação – Entrevista com Aurea Regina de Sá


38 minutos
Aurea Regina de Sá é a entrevistada deste podcast Acelera Texto. Por quê? Por que ela vê a comunicação em dimensão ampla: falar escutando o outro. Ela, também sabe por experiência, que os tímidos ou autocríticos severos – muitas vezes – não se comunicam por medo à exposição. Daí, ela nos diz que comunicação tem muito a ver com autoconhecimento. Sua dica de ouro: seja você mesmo – com suas qualidade e defeitos -, e encare.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#32 Autoridade Digital – O que é isso?


12 minutos
Escolha o assunto que você sabe muito. A partir desse assunto, você irá comunicar na internet. À medida que as pessoas reconhecerem valor no seu conteúdo – pois ele resolve uma dúvida delas etc, elas dirão que você é uma autoridade digital naquela assunto (de interesse delas). É assim que funciona.
O Acelera Texto encoraja sua escrita digital
#autoridadedigital, #aceleratexto

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#31 O que é Autoridade Digital


10 minutos
Para entender o que é Autoridade Digital, esqueça tudo que você sabe acerca de Autoridade na velha ordem, no velho mundo. Autoridade Digital é conceito nativo da Internet. Você demonstra que sabe o que diz, e resolve dúvidas e problemas do leitor. Daí, o leitor reconhece a sua Autoridade Digital. Dá trabalho, mas é um caminho promissor.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#30 Escrita Automática – Entrevista com Ls Raghy


37 minutos
Entrevista com o artista plástico, escritor e filósofo da arte Ls Raghy acerca da Escrita Automática. Escrita Automática é um ditado do pensamento. Trata-se de uma escrita sem autojulgamento, sem juiz interior. Um excelente exercício de destrava-texto. Ouça!

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#29 Escreva com Clareza – Entrevista com Claudia Atas


33 minutos
Claudia Atas é redatora, editora, consultora de texto. Ela vem de uma vasta e diversificada vida de profissional do texto. Então suas dicas, para tornar o texto melhor, são ouro puro. Claudia diz: “Clareza no texto é guarda-chuva. Sob esse guarda-chuva estão abrigadas as boas qualidades da escrita.”

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#28 Quer falar com mais gente? Entrevista com Mara Regia

37 minutos
Podcast Acelera Texto entrevista Mara Regia, radialista que mantém o programa Viva Maria! há 40 anos no ar! 40 anos não são 4 dias, não são 4 meses. Generosa, ela dá dicas para produtores de Podcast: “Quer falar com mais gente? Fale menos.” Ela sabe que menos é mais. “Não extrapolem, se preparem antes de abrir o microfone.” Mara Regia, durante toda a entrevista, declara seu amor à palavra radiofônica: “O rádio faz a palavra andar.” Aproveite!

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#27 O texto por toda parte

15 minutos
Quando você posta fotografia nas redes sociais, você precisa de legenda. Legenda é texto. Quando você sobe seu  vídeo no YouTube você precisa de títulos, legendas, descrições. Tudo isso é texto. Quando você grava um podcast, você precisa de uma fala editada. Isso também é texto. O texto não é só palavras impressas no papel ou na tela. Ele se espalha por todos os canais de comunicação.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#26 Interjeição

13 minutos
Interjeição é uma expressão independente na frase. Invariável: não vai para o plural e nem muda de gênero. Serve para expressarmos surpresa, susto, alegria, desaprovação etc. Para ler a transcrição, acesse o site aceleratexto.com.br e procure por interjeição.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#25 2020 em uma palavra

6 minutos
Escrita Coletiva Acelera Texto. Cada participante escolheu uma única palavra para representar o estranho ano de 2020. Ouça quais foram elas e escreva a sua palavra nos comentários.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#23 Trilha do Acelera Texto

22 segundos

O autor da trilha Acelera Texto é o Tonho Penhasco, músico, guitarrista de primeira qualidade.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#22 Você na prova de redação

5 minutos
Creio que o comportamento do redator é o mesmo seja qual for a ocasião. Ao fim e ao cabo, ela ou ele é alguém sozinho na frente de um papel. Um sujeito assumindo diversos comportamentos na luta pela linguagem.

 

Gostou?

Comente

Passe para frente: