Podcasts

#37 Avaliação Redação Enem – entrevista com Marina Lazarim


36 minutos
Entrevista Acelera Texto com Marina Lazarim, coordenadora pedagógica e de correção da startup “Redação Nota 1000”. Dicas para treinar a estrutura padrão da redação exigida pelo Enem e outros vestibulares. Marina, além do bom bate-papo sobre a escrita, discorre acerca do português padrão, noção de autoria, adequação vocabular etc. E principalmente pontua o que você deve fazer para se dar bem em uma redação Enem.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#36 Autoridade Digital – O quê


9 minutos
Os “o quês” são a face visível do nosso porquê. São as postagens. São os conteúdos ofertados – gratuitos ou pagos. Posts, vídeos, áudios, lives, e-books, cursos, mentorias, imersões, enquetes, comentários etc. O fundamental é que o conjunto dos “o quês” esteja alinhado com o nosso Porquê.
.
Ouça também os episódios: #31, #32, #34 e #35.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#35 Autoridade Digital – O Como fazer


9 minutos
Depois que você descobriu o seu PORQUÊ, vem o COMO. O Como é a estratégia, o caminho pensado para comunicar ao seus seguidores o seu Porquê e os seus Conteúdos de Valor.
Não deixe de ouvir também o Podcast #34.
O Acelera Texto está ao seu lado para turbinar a sua escrita digital.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#34 Autoridade Digital – O Porquê


5 minutos
O porquê é a sua visão, a sua crença. É muito importante comunicar para as pessoas na internet o seu porquê. Isso diferencia você de uma multidão de profissionais da mesma área. Sempre que puder, fale da sua visão, do seu propósito. Acredite: o público se conecta com os porquês.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#33 Autoconhecimento ajuda a comunicação – Entrevista com Aurea Regina de Sá


38 minutos
Aurea Regina de Sá é a entrevistada deste podcast Acelera Texto. Por quê? Por que ela vê a comunicação em dimensão ampla: falar escutando o outro. Ela, também sabe por experiência, que os tímidos ou autocríticos severos – muitas vezes – não se comunicam por medo à exposição. Daí, ela nos diz que comunicação tem muito a ver com autoconhecimento. Sua dica de ouro: seja você mesmo – com suas qualidade e defeitos -, e encare.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#32 Autoridade Digital – O que é isso?


12 minutos
Escolha o assunto que você sabe muito. A partir desse assunto, você irá comunicar na internet. À medida que as pessoas reconhecerem valor no seu conteúdo – pois ele resolve uma dúvida delas etc, elas dirão que você é uma autoridade digital naquela assunto (de interesse delas). É assim que funciona.
O Acelera Texto encoraja sua escrita digital
#autoridadedigital, #aceleratexto

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#31 O que é Autoridade Digital


10 minutos
Para entender o que é Autoridade Digital, esqueça tudo que você sabe acerca de Autoridade na velha ordem, no velho mundo. Autoridade Digital é conceito nativo da Internet. Você demonstra que sabe o que diz, e resolve dúvidas e problemas do leitor. Daí, o leitor reconhece a sua Autoridade Digital. Dá trabalho, mas é um caminho promissor.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#30 Escrita Automática – Entrevista com Ls Raghy


37 minutos
Entrevista com o artista plástico, escritor e filósofo da arte Ls Raghy acerca da Escrita Automática. Escrita Automática é um ditado do pensamento. Trata-se de uma escrita sem autojulgamento, sem juiz interior. Um excelente exercício de destrava-texto. Ouça!

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#29 Escreva com Clareza – Entrevista com Claudia Atas


33 minutos
Claudia Atas é redatora, editora, consultora de texto. Ela vem de uma vasta e diversificada vida de profissional do texto. Então suas dicas, para tornar o texto melhor, são ouro puro. Claudia diz: “Clareza no texto é guarda-chuva. Sob esse guarda-chuva estão abrigadas as boas qualidades da escrita.”

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#28 Quer falar com mais gente? Entrevista com Mara Regia

37 minutos
Podcast Acelera Texto entrevista Mara Regia, radialista que mantém o programa Viva Maria! há 40 anos no ar! 40 anos não são 4 dias, não são 4 meses. Generosa, ela dá dicas para produtores de Podcast: “Quer falar com mais gente? Fale menos.” Ela sabe que menos é mais. “Não extrapolem, se preparem antes de abrir o microfone.” Mara Regia, durante toda a entrevista, declara seu amor à palavra radiofônica: “O rádio faz a palavra andar.” Aproveite!

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#27 O texto por toda parte

15 minutos
Quando você posta fotografia nas redes sociais, você precisa de legenda. Legenda é texto. Quando você sobe seu  vídeo no YouTube você precisa de títulos, legendas, descrições. Tudo isso é texto. Quando você grava um podcast, você precisa de uma fala editada. Isso também é texto. O texto não é só palavras impressas no papel ou na tela. Ele se espalha por todos os canais de comunicação.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#26 Interjeição

13 minutos
Interjeição é uma expressão independente na frase. Invariável: não vai para o plural e nem muda de gênero. Serve para expressarmos surpresa, susto, alegria, desaprovação etc. Para ler a transcrição, acesse o site aceleratexto.com.br e procure por interjeição.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#25 2020 em uma palavra

6 minutos
Escrita Coletiva Acelera Texto. Cada participante escolheu uma única palavra para representar o estranho ano de 2020. Ouça quais foram elas e escreva a sua palavra nos comentários.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#23 Trilha do Acelera Texto

22 segundos

O autor da trilha Acelera Texto é o Tonho Penhasco, músico, guitarrista de primeira qualidade.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#22 Você na prova de redação

5 minutos
Creio que o comportamento do redator é o mesmo seja qual for a ocasião. Ao fim e ao cabo, ela ou ele é alguém sozinho na frente de um papel. Um sujeito assumindo diversos comportamentos na luta pela linguagem.

 

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#21 A gente escreve com a língua

2 minutos e meio
A língua é um tesouro na palma da nossa mão. Tesouro para a gente escrever como quiser. A língua é a pista do aeroporto para nossa imaginação decolar.

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#20 (Sic) – assim mesmo

2 minutos e meio
Disse o americano: “A capital do Brasil é Buenos Aires”. Como eu resolvo essa frase sem corrigir a citação do americano, sem chamá-lo de ignorante? Tasco um (sic).

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#19 Desfazer-se dos Entraves

5 minutos
Cinco dicas que nos ajudam a perder o medo de ser autora ou autor nas redes sociais e demais ambientes digitais. Dedos no teclado!

Gostou?

Comente

Passe para frente:

#18 Meio e Perda

2 minutos e 15
Meia louca ou meio louca? Sinto pela sua perca ou pela sua perda? Não pague mico!

Gostou?

Comente

Passe para frente: