Escrever na internet
Tipos de Escrita – Vertical e Horizontal
Escrita vertical e horizontal
É claro que você pode escolher uma ou outra, mas é bacana a gente saber as características de cada uma e as consequências da escolha.
Escrita Vertical
É aquela em que o autor está em cima e o leitor embaixo. O autor é o sabedor da mensagem e o leitor é o receptor dessa mensagem. No meio dos dois há o assunto. Digamos que o tema seja O inferno e o paraíso dentro de nós. Na escrita vertical, o autor discorrerá acerca das noções de inferno, noções do paraíso e dois dentro de nós – o sapiens. Bacana. Na escrita vertical, o tratamento preferido é argumentativo-dissertativo. O autor está olhando para o tema (ele não está dentro do tema).
Em geral, não teremos o pronome eu. E nem encontraremos o pronome você. Os argumentos precisam ser suficientes para convencer o leitor da justeza do olhar do autor para o tema. É como se o leitor fosse o juiz do texto: esse autor está pensando certo?
Exemplo básico: o texto argumentativo-dissertativo é o tipo exigido no Enem (tem um vídeo Acelera Texto aqui) e vestibulares. O que se quer saber: o aluno é capaz de usar a língua portuguesa escrita para analisar algum aspecto da realidade? Em termos de comunicação, a escrita vertical CONECTA MENOS. Ela é mais técnica, mais extensa, mais cheia de autoridade.
Escrita Horizontal
É aquela em que o autor e o leitor estão sentados à mesma mesa. O autor segue sendo o sabedor da mensagem, mas agora o leitor é também parceiro. Ele se entende no papel de participante. O tema pode ser o mesmo O inferno e o paraíso dentro nós.
Só que na escrita horizontal, o tratamento, no lugar do argumentativo-dissertativo, é livre. Ora o autor pode argumentar, ora pode narrar, ora pode descrever. Pode fazer tudo ao mesmo tempo.
Provavelmente os pronomes eu e você serão usados. Para quê? Para o autor contar fatos da própria história pessoal: quando eu conheci aquela pessoa fui do inferno ao céu e vice-versa. Com ela experimentei uma gangorra dento de mim. E usará o você para que o leitor se sinta incluído. Talvez você já tenha experimentado as delícias do paraíso e as angústias do Inferno.
A escrita horizontal tem se popularizado nos ambientes digitais. Por quê? Porque ela CONECTA MAIS. Ela é mais informal, mais concisa, mais cheia de humildade.
Pense nisso!
Gostou? Passe para frente
Muito boa as explicações!
Agora descobri que meu Dicionário de Caipirês é vertical e meu Y2k:samba-lelê é horizontal!
Grato, professora!
Escritor bom é assim mesmo: faz qualquer tipo de texto. Obrigada pela leitura. Abraço.
Beleza, Professora Fernanda.
Outro dia, recebi um email comercial de alguma instituição que nem conhecia, utilizando a escrita vertical, e no final tinha um emoji de beijinho. estranhíssimo.
Marina, que delícia você por aqui. Já me deixou feliz. Interessante seu comentário. Escrita vertical com beijinho no final. Causou o quê? Estranheza. Se causa estranheza afasta a confiança, né? Talvez a resposta seja: optou pela escrita vertical, se despeça com uma “atenciosamente”, “cordialmente”. Optou pela escrita horizontal, pode se despedir com um emoji. Beijo.